COLUNA CHICO LELIS – GILLES, O CANADENSE ÍDOLO NA ITÁLIA.

GILLES VILLENEUVE
– Buongiorno Signor Chico Lelis,
ci fa piacere che Lei ci abbia contattato per avere
informazioni sul nostro Club.
Il nostro Club è l'unico in Italia (e forse al mondo) ad
essere intitolato
solo ed esclusivamente al grandissimo Gilles Villeneuve.
(Zonda Gilberto, presidente do Clube)


– Olá Sr. Chico Lelis,
Estamos satisfeitos por você ter entrado em
contato conosco para obter informações
sobre o nosso Clube
(https://www.27gilles.it/storia).
Nosso clube é o único na Itália (e talvez no
mundo) a receber o nome exclusivamente do
grande Gilles Villeneuve.

– Ferrari con Gilles Villeneuve in occasione di una sessione di prove sulla Pista di Fiorano.

Eu descobri este clube quando, junto com
meu amigo Vicente Alessi (Autodata),
estivemos rodando pela Itália (depois do
lançamento da 2ª geração do Cinqüecento),
para ir até a  Erbè, onde nascera o “nono”
dele, Giuseppe Alessi. E ali onde um parque
com homenagem a  Gilles Villeneuve, um
dos mais carismático e “atrevido” piloto da

F1, nos anos 70, que correu pela Ferrari e,
com uma delas, a F 104 venceu uma disputa
(de um quilômetro) com o jato (Starfighter F-
104S, prefixo 51-02) da Força Aérea Italiana,
no aeroporto de Istrana, em 1981.

A História do Clube

Em 8 de setembro de 1974, um grupo de
entusiastas e simpatizantes da Ferrari fundou
o "Club Ferrari Erbè" que, com a autorização
do fundador Enzo Ferrari, registrado
oficialmente da casa Maranello com o
número 53 .
Os membros fundadores foram: Benedini
Antonio, Bernabè Gianluigi, Cestaro Luigi e
Cestaro Garduccio, Ortelli Bruno, Sabaini
Oddone, Silvestris Alessandro e Sylvestris
Fabrizio.

Zonda Gilberto orgulha-se ao dizer que “0
nosso clube é o único na Itália (e talvez no

mundo) a receber o nome exclusivamente do
grande Gilles Villeneuve.
Também lhe dedicamos um monumento
além dos já existentes em Berthierville,
Zolder e Imola, mas nosso monumento
localizado no parque é certamente o mais
volumoso e vistoso. A estátua de bronze de
Gilles no monumento de Erbè é do
escultor Fulvio Sandri”.

Em 4 de outubro de 1983, o clube dedicou a
ele um monumento de bronze, obra do
escultor Fulvio Sandri conhecido como
"Cassan", e em homenagem a Gilles foi
adotado o novo nome de "Club Ferrari Gilles
Villeneuve".
Em setembro de 2006, o nome do clube
passou a ser oficial e definitivamente o atual
"Club Gilles Villeneuve" Erbè por que a
diretoria não  acatou uma ordem da Ferrari
para se cobrar a taxa de ingresso em sua
equipe, a chamada "taxa da paixão". Para
selar o evento, naquele mesmo ano, o avião
que está no parqeu, foi doado pela Força
Aérea Italiana.

Gilles Nasceu em Quebec, no Canadá, em
18 de janeiro de 1950 e faleceu em um
acidente, durante sessão de qualificação, em
8 de maio de 1982, em acidente durante a
sessão de classificação para o GP da
Áustria, em Zolder. Ele bateu na traseira do
carro de Jochen Mass, a 220 km/h.
Ele começou sua carreira sendo campeão
canadense e norte-americano, na Fórmula
Atlantic, em 1976, sendo bi do canadense,
em 1977. Em sua primeira prova na F1, em
1977 (GP da Grã-Bretanha, em Silverstone)
ele correu como 3º piloto, com um  M23 da
McLaren (mesmo modelo que Emerson
Fittipaldi ganhou o campeonato de 1974), ao
lado de James Hunt e o alemão Jochen
Mass. Largou em 9º, mas acabou chegando
em m11º por problemas mecânicos do carro.
Naquele mesmo ano foi para a Ferrari, para
ser companheiro do argentino Carlos
Reutmann. Por falar em Ferrari, seu criador,
Enzo Ferrari era fã de Gilles, pela sua forma
de pilotar (na foto ao lado, nota-se a
descontração do encontro entre eles).

Gilles deixou dois filhos, que também foram
pilotos. O mais conhecido deles, Jacques,
campeão da F1 em 1997 e o Jacques-
Joseph, que correu na F Indy, participando
de 36 provas, saindo vencedor na Road
America, em Elkhart, 1985.
Por sua vez, Gilles venceu as etapas de F1
no Canadá (81), Africa do Sul e EUA e Oeste
dos EUA(79) e Monaco e Espanha (81).

Related posts